O fluxo de caixa usando locação de TI é fundamental para que se possa atender novas demandas, especialmente quando se torna necessário escalar a operação!
Nada pode ser mais frustrante para o empreendedor do que perder grandes oportunidades por não possuir um fluxo de caixa adequado para atender às novas demandas que surgem no mercado.
Escalar uma operação exige organização, investimentos e consequentemente recursos financeiros que possam capacitar a empresa no atendimento à realidade que se apresenta.
Para se ter ideia a esse respeito, uma pesquisa realizada pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria (SIMPI) aponta que 45% dessas empresas enfrentam insuficiência de capital de giro, portanto, não conseguem crescer as suas operações, mesmo diante de novas oportunidades.
Acontece que muitos recursos são destinados a atividades inadiáveis, porém, fora do objetivo principal da operação, como investimentos em TI que garantem as operações de controle e o atendimento às demandas.
Neste post, apresentaremos a melhor estratégia a ser tomada para que sua empresa possa escalar a operação sem travar o fluxo de caixa do empreendimento. Leia e confira!
A pressão do fluxo de caixa na expansão das empresas
Para o desenvolvimento de novos produtos, oferta de serviços e expansão operacional, o fluxo de caixa de uma empresa é de extrema importância.
O fato é que a falta de recursos financeiros impede que planos possam se tornar realidade, especialmente no período do início do ano, quando são comuns:
-
aumento dos custos,
-
pagamentos de impostos,
-
novas contratações, etc.
Somadas a isso, as necessidades de atualizações tecnológicas exigem altos investimentos iniciais, especialmente quando a empresa opta por adquirir as soluções de TI que melhorem o atendimento, controle e crescimento das operações.
Ocorre que vale a pena considerar outras opções que se diferenciam das decisões tradicionais para a modernização tecnológica da empresa, ou seja, alugar os equipamentos e não mais comprar essas soluções, possibilitando a escalabilidade do negócio e a melhora significativa do fluxo de caixa da operação.
Como a locação de TI protege o fluxo de caixa e reduz riscos financeiros?
A locação de TI é a melhor estratégia para proteger o fluxo de caixa da sua empresa e reduzir os riscos financeiros.
Isso porque os grandes investimentos na aquisição de soluções tecnológicas deixam de existir, possibilitando um controle total e previsível das despesas com o setor.
Além de melhorar o controle financeiro, sua empresa:
-
evita a imobilização de capital,
-
reduz os custos indiretos com manutenção,
-
não sofre a obsolescência das tecnologias, pois pode solicitar alterações em termos de configurações das máquinas a qualquer tempo,
-
gera benefícios contábeis e tributários relevantes.
A locação permite que mudanças sejam realizadas na medida das novas necessidades, evitando os descartes de equipamentos que tenham sido adquiridos, mas que não são mais viáveis para a operação.
Escalar com flexibilidade e eficiência sem descapitalizar a empresa
Como se observa, a locação, além de possibilitar uma melhora significativa no fluxo de caixa, também proporciona flexibilidade e eficiência operacional sem a necessidade de descapitalização.
Mesmo diante de um crescimento rápido, o aluguel de TI permite que atualizações tecnológicas sejam realizadas de maneira contínua e imediata.
Os contratos são ajustáveis conforme a demanda dos negócios, a manutenção e um suporte completo ficam à disposição dos usuários, facilitando processos e possibilitando o uso integral das ferramentas disponíveis.
Outro fator a ser considerado está na melhora da gestão de ativos e em uma maior eficiência operacional, uma vez que os equipamentos são substituídos na medida da necessidade.
Trata-se, portanto, de uma estratégia financeira inteligente que possibilita a expansão de empresas e viabiliza novos negócios.
Agora que você sabe que o fluxo de caixa não será uma “trava” para a escalada das operações, vale conhecer as soluções de locação de TI da FSRental e contar com uma empresa especializada no assunto!

