Sua empresa precisa migrar para o Windows 11? Confira aqui os mitos e verdades sobre o fim do Windows 10 anunciado pela Microsoft.
A Microsoft anunciou oficialmente o fim do suporte técnico ao Windows 10. Diante disso, as empresas que ainda utilizam essa versão precisarão migrar para o Windows 11 a fim de manter a eficiência operacional e proteger seus dados com mais segurança.
Com a aproximação do prazo, a migração do sistema anterior para o atual ainda deixa muitas dúvidas, sem contar que muitos mitos envolvem o assunto.
Por isso, continue a leitura e saiba como passar por esse processo com tranquilidade e garantir a eficiência operacional da sua empresa e a segurança dos seus dados.
O fim do suporte ao Windows 10 é real e tem data marcada
A Microsoft reforçou em sua página oficial que o suporte ao Windows 10 será encerrado em 14 de outubro de 2025.
Ou seja, após essa data, o sistema não receberá mais atualizações de segurança, correções técnicas nem suporte técnico regular, exigindo maior atenção por parte de
empresas e usuários.
Confira quais os impactos do fim do suporte:
● sem atualizações, o seu sistema ficará mais vulnerável a ameaças cibernéticas,
● programas e aplicativos mais recentes podem parar de funcionar, por problemas de compatibilidade,
● instabilidade, lentidão e falhas operacionais.
Essa vulnerabilidade pode significar riscos para o seu negócio e descumprimentos regulatórios, principalmente no que diz respeito à proteção de dados.
Por isso, existe a necessidade de migrar para o Windows 11 antes de 25 de outubro. Porém, esse processo ainda envolve alguns mitos e muitas dúvidas para o empreendedor.
Leia também: Cibersegurança: como a Locação de TI Minimiza os Riscos para Sua Empresa?
Mitos e verdades sobre migrar para o Windows 11
Como toda mudança, migrar do Windows 10 para o 11 também traz dúvidas para os gestores e envolve mitos que precisam ser esclarecidos.
Muitas gestões ainda pensam que migrar para o Windows 11 é complicado, caro ou que pode causar perda de arquivos.
Primeiro, o seu PC continuará funcionando e você não irá perder seus dados. O que acontece é que o sistema não receberá mais a assistência técnica, as atualizações de funcionalidades e de segurança que eram fornecidas pela Microsoft. A ideia de que você não poderá mais utilizar seu equipamento com o Windows 10 é um mito. No entanto, é importante avaliar os riscos que sua empresa pode enfrentar ao continuar utilizando uma versão desatualizada do sistema operacional.
Migrar para o Windows 11 é caro. Mito ou verdade?
Outra questão importante a ser esclarecida é sobre a ideia de que é caro migrar para o Windows 11.
Na verdade, é possível migrar do Windows 10 para o Windows 11 gratuitamente, desde que o seu PC suporte a versão atualizada.
Lembrando que a própria Microsoft oferece o upgrade sem custo adicional para usuários com licenças válidas, ou seja, você não precisará comprar uma nova licença ou sistema.
Em que momento você terá custos?
O que pode gerar custos são as eventuais necessidades de ajustes, caso a sua empresa precise, por exemplo, atualizar equipamentos mais antigos ou mesmo adaptar sistemas
internos para receber a nova versão.
Vale a pena investir?
Outra verdade é que o Windows 11 foi desenvolvido para oferecer melhorias tanto na operacionalidade como na segurança.
Logo, a migração é altamente vantajosa, pois o custo-benefício é claramente compensado pelas melhorias em segurança, desempenho e experiência de uso que o novo sistema
oferece.
Como migrar para o Windows 11 com tranquilidade?
Conforme já falamos, a própria Microsoft oferece ferramentas que auxiliam no processo de migração, desde que o seu PC atual seja compatível para suportar as atualizações do
Windows 11. Outra alternativa é atualizar tanto seus equipamentos antigos como ajustar sistemas para receber e operar com a nova versão.
Para uma migração tranquila e sem a necessidade de grandes investimentos, uma solução inteligente e viável é optar pelo modelo de locação de equipamentos. Nesse momento, você
pode contar com a FSRental , referência em locação de tecnologias para empresas.
Quando se opta pela locação, além de evitar o alto custo inicial da compra de novos PCs e sistemas, você garante acesso a equipamentos modernos, compatíveis com os softwares
mais recentes e prontos para atender aos requisitos do Windows 11.
A locação também oferece:
● suporte técnico especializado,
● manutenção contínua,
● possibilidade de renovação tecnológica constante,
● previsibilidade no seu orçamento.
Agora que você sabe que migrar para o Windows 11 é mais simples do que imaginava, que tal continuar a leitura e conferir quais são os serviços adicionais oferecidos na locação de
computadores e notebooks da FSRental?