Você sabe quais são as tendências do mercado de TI para o ano de 2026? Leia nosso post e conheça detalhes do futuro do mercado de TI que vem por aí!
O mercado de TI se adapta constantemente às tecnologias disponíveis e aos formatos que permitam o acesso das empresas ao que existe de mais moderno no mercado.
Isso significa que o acesso aos recursos tecnológicos está disponível para todos os empreendimentos que desejam oferecer conforto, segurança e agilidade a seus clientes. Assim, a disponibilidade se torna uma realidade cada vez mais presente no dia a dia das operações, independente do segmento de atuação ou do porte da empresa.
De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Software (Abes), o crescimento do setor de TI no Brasil em 2025 deverá alcançar 9,5%, um índice superior à média mundial de 8,9%.
Essa condição posiciona o Brasil na 10ª posição do ranking mundial de investimentos na área da tecnologia da informação e o coloca na liderança da América Latina.
Neste post, apresentaremos os insights e as tendências que moldarão o mercado de TI em 2026. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Principais tendências e insights do mercado de TI em 2026
O Brasil segue progredindo tecnologicamente, consolidando-se como um ator global proeminente nos investimentos em TI. Essa posição fortalece sua competitividade internacional e fomenta o crescimento de suas empresas.
Para 2026, as tendências e insights nesse segmento apontam para as seguintes direções:
Automação e inteligência artificial
Como vem acontecendo em todo o mundo, porém, e em uma velocidade superior à média global, conforme vimos na pesquisa da Abes, a automação dos processos e a inteligência artificial (IA) continuarão ganhando cada vez mais força no Brasil.
Esses avanços trazem grandes resultados para os empreendimentos, especialmente em:
-
transformação de processos corporativos,
-
aumento de produtividade,
-
possibilidade de tomada de decisões mais estratégicas.
Edge computing e infraestrutura distribuída
O edge computing, também conhecido como computação de borda, consiste em possibilitar que o processamento dos dados ocorra mais próximo dos dispositivos que atendem aos comandos de uma automação ou operação de TI.
Isso implica a migração dos recursos operacionais de centros de processamento de dados centrais e da nuvem para ambientes locais. Tal medida permite respostas instantâneas, satisfazendo as exigências de processamento e resultando na diminuição da latência.
Sustentabilidade digital e soluções eco-friendly
Outro assunto que ganha destaque no mercado de TI e cada vez mais espaço em todo o mundo diz respeito à sustentabilidade digital e a soluções eco-friendly.
A preocupação com as condições adequadas que reduzam o impacto ambiental é uma realidade. Portanto, muitas empresas estão atentas a soluções amigáveis com a natureza, avaliando constantemente:
-
consumo de energia,
-
desperdício de equipamentos,
-
sustentabilidade tecnológica.
Além disso, com a popularização da política de ESG, que reúne práticas voltadas ao meio ambiente, responsabilidade social e governança ética, o cuidado com a natureza virou uma exigência do mercado e da legislação.
Investidores e grandes clientes passaram a exigir transparência ambiental e social antes de firmarem parcerias ou liberarem crédito, enquanto órgãos reguladores e governos cobram relatórios com comprovação de boas ações.
Inovação contínua e atualização tecnológica
A inovação contínua e a atualização tecnológica no mercado de TI deixaram de ser um diferencial para se transformar em uma realidade.
Não há como competir e conquistar espaço no mercado sem atualizações constantes, tanto em equipamentos quanto em serviços. Portanto, para garantir flexibilidade, segurança e vantagem competitiva, não há outro caminho senão o da modernização do parque tecnológico.
Expansão do modelo as a service e locação de equipamentos
Por fim, outra tendência que moldará o ano de 2026 no mercado de TI é a migração do modelo tradicional de compra de equipamentos e soluções para a locação inteligente e serviços sob demanda.
Essa realidade contribui efetivamente para o sucesso das operações, apresentando vantagens como:
-
diminuição dos custos fiscais,
-
modernização constante das operações segundo a demanda,
-
competitividade e acesso a todas as tecnologias disponíveis no mercado.
A locação de equipamentos também é uma aliada da política ESG, um vez que incentiva o reuso, reduz o descarte eletrônico e garante o destino correto dos equipamentos ao final da sua vida útil.
É uma ótima opção para se destacar no mercado de forma consciente e sustentável.
Como se observa, o mercado de TI continuará crescendo e, felizmente, hoje existem condições para que toda empresa possa se atualizar.
Portanto, para compreender melhor essa possibilidade, vale a pena ler nosso post que apresenta as 5 situações em que a locação de equipamentos é a solução mais inteligente!


