Você sabe de que maneira a locação colabora para a consolidação das práticas de TI verde? Leia nosso post e conheça detalhes a respeito!
A TI verde faz parte dos programas que estão sendo promovidos, visando interromper os problemas de descartes indevidos e a sustentabilidade do planeta.
A locação , nesse caso, é um grande aliado nos projetos envolvendo a proteção da natureza e promovendo o que é conhecido como economia circular. Para compreendermos melhor esse assunto, é importante saber que a economia circular na área de informática é uma estratégia cujo objetivo é criar um ciclo fechado para os recursos, possibilitando que o hardware utilizado pelas empresas contribuam com ações que envolvem:
● redução do desperdício,
● diminuição da poluição através de processos de reutilização,
● reparação, ● renovação,
● reciclagem dos materiais descartados.
Infelizmente, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o quinto país que mais produz lixo eletrônico no mundo, onde apenas 3% desses resíduos são reaproveitados. Neste post, apresentaremos detalhes da tecnologia sustentável e de que maneira a locação de equipamentos seminovos contribui para a sustentabilidade. Continue a leitura e confira!
A TI verde e o futuro das empresas
A tecnologia sustentável é aquela onde as empresas possuem uma preocupação com o uso e o descarte dos equipamentos eletrônicos.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, em nosso país existem em operação (ambientes corporativos e domésticos) cerca de 480 milhões de dispositivos digitais, onde só em computadores (desktop, notebook e tablets) constituem 222 milhões de unidades.
Todos esses equipamentos acabam em algum momento se tornando obsoletos e precisam ser substituídos, portanto, temos uma quantidade imensa de lixo eletrônico (e-lixo) que deve ser descartado.
O que se percebe em muitas empresas é que esse assunto se tornou uma preocupação e muitas delas vêm adotando práticas sustentáveis em suas operações logísticas, inclusive no que se refere ao descarte desses equipamentos.
Como a locação de equipamentos seminovos contribui para a sustentabilidade?
Uma das formas mais utilizadas por grande parte das empresas para que se possa desenvolver uma TI verde está na locação dos equipamentos. Essa prática ajuda a prolongar o ciclo de vida dos dispositivos, reduzindo o descarte prematuro e fomentando a reutilização. Isso se dá quando a empresa que presta esse serviço de locação possui uma política adequada para a utilização desses equipamentos, atendendo as mais diversas demandas. Sempre cumprindo com os requisitos previstos nas ações envolvendo a sustentabilidade do setor.
Portanto, isso significa reforçar os pilares da economia circular e atender às boas práticas inseridas nesse processo.
Vantagens da locação para empresas que investem em TI verde
Investir em tecnologia sustentável deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade que precisa fazer parte do dia a dia do mundo corporativo. Um dos insumos mais utilizados na fabricação de equipamentos eletrônicos é o plástico.
De acordo com a ONU, 91% de todo esse material produzido no mundo a partir de 1950 não foi reciclado. Esse material se encontra em lixões, aterros sanitários, mangues, florestas, terrenos baldios, rios e chega aos oceanos causando a destruição dos ecossistemas. As empresas que optam pela locação estão colaborando de maneira efetiva com a TI verde, onde também conseguem obter como benefícios:
● redução dos custos com equipamentos,
● atualização tecnológica com menor impacto ambiental,
● descarte responsável,
● alinhamento com políticas de ESG.
Diante de todas essas informações, vale a pena sua empresa avaliar essa possibilidade e, além de obter todas as vantagens existentes nessa ação, contribuir de maneira efetiva com a sustentabilidade, uma necessidade crescente em nosso planeta. Agora que você conhece mais sobre esse assunto, leia nosso post que apresenta descarte inteligente, futuro sustentável! TI verde: sua empresa sabe onde vão parar os equipamentos antigos?